Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

como escolher o tênis mais adequado para cada modalidade de exercício


Especialistas dão dicas para proteger a saúde e melhorar o desempenho


Caminhada, corrida, musculação, crossfit. Independentemente do exercício físico, uma coisa é certa: os tênis precisam estar adequados a atividade e as características de cada pessoa. Uma escolha bem feita pode impulsionar o desempenho durante o treino e também reduzir os riscos de lesões a curto e longo prazo.

O ortopedista especialista em pé e tornozelo do Hospital Moinhos de Vento Luís Alberto Rubin lembra que esse tipo de calçado exerce três funções básicas: proteção dos pés, amortecimento e melhora da performance.


— Algumas atividades são feitas em terrenos que podem machucar, então ele tem o papel da proteção mecânica contra o corte e machucados. Ele também é responsável pelo amortecimento do impacto, que é a força que o corpo faz contra o chão quando corre ou pula. E ainda ajuda em algumas modalidades: no futebol, por exemplo, a chuteira tem travas para prender ao solo; no vôlei, auxilia no amortecimento e oferece mais aderência à quadra — lista.

Um tênis adequado reduz os riscos de pequenos machucados, como calos, e até fraturas e lesões mais graves nos joelhos, quadris e coluna.

Vale lembrar que mesmo bons tênis têm prazo de validade, que varia conforme o uso.

— Eles têm validade pela quantidade de impacto que já sofreu. Hoje, há produtos que restituem a energia, absorvem o impacto e não deformam. Esses duram mais, no entanto, têm um custo mais elevado. Os comuns, com solado de EVA ou gel, costumam a ter durabilidade de seis meses com o amortecimento funcionando 100% — destaca a profissional de Educação Física e doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS Paula Finatto.



O QUE É IMPRESCINDÍVEL NA HORA DE ESCOLHER OS TÊNIS

- Peso e altura são itens que devem ser considerados. Quanto mais pesada for a pessoa, melhor deve ser o sistema de amortecimento.
- Após os 30 anos, geralmente, o número do sapato aumenta em função do alargamento do pé e da circulação sanguínea.
- Nunca compre tênis apertados. Na dúvida, leve um número maior do que o seu pé. Isso ajuda a reduzir a dor e os riscos de tendinite, bursite e neuroma de Morton _ quando o nervo do pé aumenta de tamanho, gerando um nódulo.
- Se sentir dor, recorra ao teste de pisada para uma avaliação e indicação do produto mais adequado.
- Não use sapatênis para realizar atividades físicas, pois eles não têm solado com amortecimento adequado.
Fontes: Paula Finatto, profissional de Educação Física e doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Luís Alberto Rubin, ortopedista especialista em pé e tornozelo do Hospital Moinhos de Vento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.